domingo, 8 de dezembro de 2013

Crazy Taxi - Análise



Fabricante: Hitmaker (versão Arcade) e Acclaim (versçao Dreamcast)
Distribuidora: Sega
Gênero: Corrida /  Ação
Lançamento: Arcade:1999 Dreamcast: 24 de Janeiro de 2000
Plataformas: Dreamcast e Arcade (posteriormente relançado para PSP, Playstation 2, Gamecube, PC e Zeebo)
Número de jogadores: 1 (um)


Trailer


   Mentalizem a [emocionante] rotina de um taxista: Acordar cedo, escovar os dentes, tomar um café e ir até seu carro, ligá-lo e dirigi-lo até seu ponto onde pacientemente aguardará por passageiros nada divertidos, que variam entre pessoas estressadas, atrasadas, caladas e/ou turistas chatos. Esse mesmo taxista ao longo de sua carga horária de trabalho se revezará entre duas atividades principais: dirigir em uma cidade que ele mesmo já está de saco cheio de ver, enfrentando congestionamentos e todos os tipos de frustrações que o trânsito nos oferece; e jogar emocionantes partidas de dominó com os outros taxistas em seu tempo livre, após isso o taxista há de voltar para sua casa, tomar um banho, comer alguma coisa [muito raramente a esposa] e provavelmente dormir no sofá assistindo à novela das oito, para no outro dia acordar cedo e começar tudo de novo, certo? Não em Crazy Taxi !



   Lançado em 1999 para Arcade e em 2000 para o finado Dreamcast, que chegou a ser considerado um dos jogos mais divertidos do console da Sega e que posteriormente foi relançado para outras plataformas, Crazy Taxi revolucionou o conceito sobre a profissão de taxista. O jogo trata-se de um simulador de táxi nada convencional. O jogador dirige um táxi por uma cidade [uma área fictícia de São Francisco] com o único objetivo de levar seus passageiros até o destino no menor tempo possível e fazendo o maior número de “manobras” possíveis [por manobras, entenda “insanidades”], assim acumulando mais grana. Claro que falando assim o jogo nem parece ser grande coisa, porém acreditem na prática a experiência é muito, muito divertida.




   Crazy Taxi é uma corrida contra o relógio, o jogador não pode nem pensar em parar para dar uma respirada, já que qualquer segundo é valioso. A cidade possui um tamanho razoável e é aberta para a exploração do jogador, ao longo da cidade estão espalhados vários passageiros, todos destacados no mapa. A missão é simples, estacionar parar o carro a qualquer custo perto de algum passageiro, e assim que ele subir chegar ao destino [também demarcado no mapa] o quanto antes, não importando quais os métodos e caminhos escolhidos, vale tudo para chegar a tempo !





   Os controles são fáceis e qualquer idiota pode aprendê-los em menos de dois minutos. Na versão do Dreamcast [console do qual eu joguei esse jogo], os botões principais eram os dois gatilhos [L e R], o gatilho R era o acelerador e o gatilho L o freio, além do que o carro possui duas marchas: Drive [andar em frente] e Reverse [marcha ré]. Existe até mesmo uma técnica: se o jogador estiver com o carro parado e com a marcha em Reverse e subitamente mudar para Drive e acelerar, o carro arranca mais rapidamente como uma espécie de turbo, porém para pegar o tempo certo dessa técnica o jogador precisará treinar um pouco. Os direcionais controlam a movimentação do carro e os demais botões possuem aplicações menos importantes como a buzina, a movimentação da câmera e coisinhas do tipo.
   O realismo certamente foi bastante distorcido em Crazy Taxi, prepare-se para aventuras como andar [frisando: de táxi] sobre prédios, efetuar saltos que desafiam as leis da gravidade e protagonizar cenas que com certeza resultariam em dezenas de mortes na vida real.
   Além do modo de jogo livre, do qual o jogador passeia pela cidade levando passageiros em seus destinos sem maiores compromissos, o jogo também possui o modo Crazy Box onde o jogador pode treinar suas habilidades no volante [e desbloquear alguns segredos, como carros alternativos e até mesmo aquelas “carroças” puxadas por chineses em bicicletas] passando por diversos mini-games, alguns bem difíceis diga-se de passagem; além do modo Original que seria uma espécie de campanha.




   Os gráficos hoje podem parecer singelos, porém para a época eram considerados tecnologia de ponta. As cidades possuem várias cores e diversos detalhes, sendo facilmente apontadas como o ponto forte da parte gráfica, os carros e as pessoas [principalmente as expressões faciais] apesar de não atingirem tamanha qualidade era o melhor que se podia produzir em 1999, além do que cumprem suficientemente o papel dentro do jogo. Contudo, como nem tudo são flores, em alguns pontos do jogo pode ocorrer alguns slowdowns e algumas distorções gráficas, mas nada que comprometa a jogatina em si.



   A trilha sonora se encaixa perfeitamente ao clima do jogo, contando com uma lista de músicas bem animadas que varia de The Offspring a Bad Religion, acompanhadas pelas freadas, batidas, mudanças de marcha e gritinhos prazerosos dos passageiros quando você tira aquela fina de algum carro na rua. A mistura de tudo isso resulta em muita adrenalina e diversão!
   Infelizmente, um dos pontos negativos mais cruciais do jogo: ele não possui nenhum tipo de modo para dois jogadores, nem versus, nem cooperativo, nada ! Forçando você e seu irmãozinho a jogarem “um de cada vez” ao velho estilo “perdeu saiu”.




   Crazy Taxi é um jogo completamente incomum. Até hoje em toda minha caminhada gamer nunca vi nada parecido [na verdade vi algumas coisas parecidas, mas nada que tenha marcado]. Foi um jogo que fez muito sucesso nas semi-finadas locadoras de vídeo game, já que não necessitava de uma carga horária grande e nem de comprometimento, sendo um jogo bastante ocasional, mas em contrapartida bastante viciante. Prepare-se para perder horas preciosas de sua vida dirigindo seu táxi virtual pra lá e pra cá, pegando e entregando passageiros nos mais diversos lugares como se você não tivesse nada mais importante para fazer da vida. 
   Recomendo esse título a todos, porém acredito que os gamers ocasionais [aqueles que só jogam “de vez em quando”] são o público alvo da específico e certamente simpatizarão mais com Crazy Taxi logo nos primeiro minutos de jogo. Acredite, depois de Crazy Taxi seus conceitos sobre vida dos taxistas e sobre a teoria gravitacional nunca mais serão os mesmos !












RESUMO

Prós:

- Grande diversidade de passageiros e destinos
- Trilha sonora coerente com o clima do jogo
- Jogabilidade simples e eficiente
- Alguns desbloqueáveis interessantes
- Inexistência de policiais

Contras:

- Pequenos slowdowns e distorções gráficas
- Inexistência do modo para dois jogadores
- Perda de várias horas de vida jogando


ARCADE GAMEPLAY

DREAMCAST GAMEPLAY

PLAYSTATION 2 GAMEPLAY

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...