quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MegaMan X - Análise



Fabricante: Capcom
Distribuidora: Nintendo
Gênero: Plataforma
Lançamento: 17 de Dezembro de 1993
Número de Jogadores: 1 (um)
Plataforma: Super Nintendo


Trailer


   Dessa vez falaremos de mais um clássico dos video games. Sim, falamos do eterno MegaMan X, um dos grandes nomes da Capcom e que a quase 20 anos vem fazendo uma orla de fãs por tudo o mundo.
   Acredito que todo o gamer que se preze conhece a série MegaMan e sabe da sua importância e sua influência nos video games até o dia de hoje, e para os que não conhecem desliguem seus GTAs e percam algumas horas do seu tempo para conhecer essa obra prima.
   Com uma história no mínimo convincente, nosso querido MegaMan agora está beirando a sua fase adulta e possui uma importante missão: Desfazer a besteira que um ser humano fez e salvar o mundo.
   Para entendermos melhor vamos começar pelo começo: O jogo se passa no ano 21XX, quando Dr. Cain [eis o que faz toda a besteira], um grande e respeitado arqueologista que trabalhava na procura do fóssil de uma planta, e por um infeliz acidente descobre o laboratório secreto de Thomas Light [famoso Dr. Ligth] dos primeiros MegaMan's, aquele que parece o papai noel]. Ele encontra também uma cápsula contendo o robô MegaMan X junto aos destroços do laboratório e decide reativá-lo, todavia acaba descobrindo que o robô possui livre arbítrio. Analisando melhor "X", Dr. Cain teve a brilhante ideia de construir mais robôs com livre arbítrio, baseando-se na arquitetura de X e chamando esses robôs de Reploids.


Primeira Fase

   Porém como já era de se esperar, tantos Reploids possuindo livre arbítrio não ia acabar bem. Alguns Reploids passaram a se manifestar contra a raça humana, dizendo-se superiores e passando a ser conhecidos como Mavericks. Os Mavericks logo se tornaram uma ameaça muito grande ao mundo, foi então que Dr. Cain tentando concertar a sua cagada cria um grupo de Reploids para combater os Mavericks, esse grupo foi chamado de Maverick Hunters, que eram liberados pelo Reploid até então mais aprimorado de todos: Sigma.
   Durante esse confronto Zero, um outro Reploid, derrota sozinho todo o batalhão de Maverick Hunters comandado por Gamma. Observando isso Sigma previu que sua majestosidade estava ameaçada e decidiu acabar com Zero com suas próprias mãos. Sem imaginar onde estava se metendo, Sigma chega muito próximo da derrota e só não sai como perdedor devido a um "virus" no chip mental de Zero, que faz com que ele perca o foco e seja derrotado com um soco de Sigma em seu chip mental.




   Dr. Cain, ainda não contente, reconstrói Zero, que retorna a vida sem nenhuma lembrança do passado. Nesse meio tempo Sigma aproveita de sua influência entre os Reploids e recruta todos os Hunters para que se tornem Mavericks, aproveitando também e lançando uma chuva de mísseis sobre a base dos Hunters. É aí que X entra em ação e começa a batalhar contra os Mavericks, visando acabar de vez com todo esse mal.
   A série X ganhou algumas positivas mudanças: agora ele pode escalar as paredes, o que antes era impossível, além do que X também encontra várias cápsulas escondidas, deixadas pelo finado Dr. Light, que servem para melhorar a armadura e também para adicionar funcionalidades como o famoso Dash, e o X-Buster super concentrado.




   A jogabilidade é muito simples, consistindo em andar, pular e atirar. A física do jogo é ótima e a dificuldade moderada. Seguindo a profecia MegaMan: todo boss tem seu ponto fraco, que geralmente é uma habilidade deixada por outro boss, descobrindo os pontos fracos de todos o jogo fica relativamente fácil.
   Como também é de praxe em MegaMan, após os primeiros níveis o jogador tem a disposição oito fases para escolher, sendo necessário passar todas para que prossiga no jogo. Claro que se o player pretende terminar o jogo com todos os upgrades possíveis, terá que voltar algumas vezes em algumas fases para acessar áreas que antes eram inacessíveis.

Zero "cobrando a treta" de MegaMan

   Os gráficos, como os próprios leitores podem ver nas Screens, são muito coloridos e bem desenhados com uma palheta de cores diversificada e uma temática futurista, abusando do potencial dos 16 bits. Os cenários possuem detalhes bem interessantes, variando de florestas a aeroportos e todos com aquele "quê" de tecnologia futurista. Os robôs também são muito bem criados e mesmo apesar de parecerem simples, naquela época com certeza eram considerados tecnologia de ponta quando nos tratávamos jogos de 2D.


   A sonoplastia é ótima! A trilha sonora, assim como já é conhecida como um dos pontos fortes da franquia, é impecável com músicas frenéticas que remetem à adrenalina e todas com composições muito complexas e bem trabalhadas que com certeza dão um toque fundamental ao jogo. 
   Apesar do jogo não possuir vozes [o que era absolutamente normal em 1993], os efeitos sonoros também são de primeira. Tudo tem seu som peculiar, o tiro, a queda, a explosão, a escalada, entre outros.
   Cada tipo de tiro possui seu efeito sonoro e cada fase possui sua música, fazendo disso MegaMan X um jogo que custa muito a enjoar.

Hadouken

   Outra peculiaridade muito interessante que a Capcom adicionou em MegaMan X foi o famoso golpe "Hadouken", super conhecido devido aos jogos da série Street Fighter. Com uma série de artimanhas é possível adquirir o ataque, que curiosamente é feito da mesma maneira que nos jogos de luta, porém é um ataque extremamente poderoso que destrói qualquer inimigo ao atingi-lo, contudo só pode ser usado se X estiver com a energia cheia.
   A franquia MegaMan é conhecida por ser a franquia com o maior número de jogos já lançados até a data de publicação dessa análise, e MegaMan X com certeza é um dos melhores jogos dessa gigantesca franquia. Se você leitor ainda não conhece essa joia, jogue! MegaMan X é um título obrigatório para todos os fãs de vídeogame em geral.





RESUMO

Prós:

- Gráficos bonitos e coloridos
- Trilha sonora nota 10
- Jogabilidade precisa 

Contras:

- Dificuldade relativamente baixa
- A cor "bronzeada" de X na Boxart do jogo


GAMEPLAY DE OITO MINUTOS

ÚLTIMO BOSS +  FINAL


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...