segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Memory Card: O Game Over das Passwords


   Acredito que todo gamer saiba o que é uma Password, certo ?
   Aos que responderam “errado” [e que devem rever seus conceitos sobre games urgente], uma Password, ao pé da letra é uma Palavra Passe, o único método presente 3 gerações gamers atrás que fornecia ao jogador a possibilidade de continuar o jogo de onde parou e não desde o início toda vez que fosse jogar [PS: único método, salvo as exceções como Donkey Kong, Super Metroid, Super Mario World, entre outros que possuíam uma memória interna no próprio cartucho que possibilitava salvar o progresso, o que na época era tecnologia de ponta].
   Geralmente uma Password era uma sequência de alguma coisa, como números, letras, símbolos místicos, frutas coloridas, entre outros muito criativos, que era revelado ao jogador no decorrer do jogo, geralmente depois de concluir uma fase e que era inserido na tela inicial do jogo, levando o jogador até o nível correspondente à Password.




Mega Man X

   Eu como um gamer de longa carreira, até hoje me recordo de várias Passwords que usei exaustivamente durante minha vida, como a da última fase do Rockman 7 para Snes (1415,5585,7823,6251), a que liberava todos os carros e fases em Vigilante 8 para PSX (WMNNWLHTSCUCLH), e até da última fase do Alladin, também para Snes (Aladdin, Jasmine, Abu e Sultão), aos que não acreditam podem fazer o teste ;)




Demon's Crest (Jogão !)

   Porém, com o lançamento do revolucionário Playstation, as Passwords logo começaram a desaparecer até sumirem por completo do mundo dos games [particularmente nunca mais vi], dando espaço aos Memory Cards.

   O primeiro Memory Card que eu tive contato foi o do próprio PSX. Era um aparelhozinho de mais ou menos 6 x 4 cm, que é acoplado no console logo acima dos controles (como ainda é no Playstation 2).


Alladin

   O esquema de memória dos Memory Cards do PSX era simples: o gamer contava com 15 blocos ao todo. A grande maioria dos jogos quando salvos ocupavam apenas um bloco, e em um número um pouco menor haviam os que ocupavam dois blocos, esse geralmente era o padrão. Porém como sempre existem desenvolvedoras que querem sair do padrão, existiam jogos que ocupavam mais do que isso, como por exemplo Harvest Moon que usava 4 blocos para um único save. Me lembro inclusive de uma versão de Diablo, que se jogado no modo cooperativo o save ocupava 12 blocos [realmente, um absurdo].

Existiam algumas versões digamos, alternativas, do Memory Card que continham um sistema [meio confuso] capaz de armazenar 4 ou 5 vezes mais blocos, simulando vários Memory Cards. Mas como quando a esmola é muita o santo desconfia, obviamente aconteciam vários casos de perda de alguns saves, ou até mesmo da perda de 100% deles devido a algum bug.


O Famoso PSOne

   Todo dono de PSX que se preze necessita de ao menos uma peça do aparelho, o que muitas vezes ainda era pouco para poder terminar jogos como Final Fantasy, Castlevania, Breath of Fire, entre outros que possuem um gameplay com mais de 20 horas. E até mesmo jogos menores como Resident Evil e Dino Crisis, que são relativamente menores, não dispensam a necessidade do aparelho para que o jogador usufrua de todos os recursos e libere todos os extras que o game oferece.

   O maior problema encontrado nos Memory Cards, pelo menos nos de PSX, é que o aparelho é muito frágil e qualquer queda ou dano podia acarretar na perda do aparelho e o que era infinitamente pior, e considerado um pesadelo, a perda de todos os seus saves.
   Como era de se esperar, essa última geração de vídeo-games extinguiu de uma vez por todas o aparelinho, dando espaço aos HDs internos dos games para armazenar, entre várias outras coisas, os saves dos jogos.
   E pensando nisso, qual poderia ser o próximo passo nessa evolução ?
   Pensamos na possibilidade das desenvolvedoras disponibilizarem, em um futuro não muito distante, HDs virtuais em seus servidores que poderão armazenar os saves do jogo em questão e serem acessados através de login, protegendo assim o jogador de perder seus dados, caso o próprio console seja danificado.

Outro modelo de Memory Card

   E você leitor um pouco mais experiente, que viveu essa geração Memory Card, qual foi aquele save inesquecível que você perdeu e nunca se perdoou ?




2 comentários :

  1. Respondendo um tópico de 2013 que trata de tempos de outrora,
    realmente estou passando por uma crise de meia idade; kkkkkkk;

    já sofri muito com esses memory cards, perdi altos saves. Não tenho na memória quais jogos eu perdi, mas sinto aquela aflição em meu coração.

    Inclusive ainda tenho alguns memory cards de ps1 e ps2, fiquei até curioso para saber dos saves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra te desanimar, esse artigo foi originalmente escrito em 2010, como fechamos o primeiro blog, ele foi reupado aqui em 2013 HAHAHAHAHA

      Já perdi um save do FF8 com quase todas as cartas, e um dos Castlevania Sotn com mais de 200 horas, onde estava tentando chegar no nível 99 :/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...