terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pepsi Man - Análise





Fabricante:Kid-game
Gênero:Ação
Lançamento: 1999
Plataforma: Playstation
Número de Jogadores: 1

Comercial Japones do Pepsi Man
 PEPSI MAAAAN


   O jogo mais sem sentido que eu já joguei na vida! Sim, decidi começar com uma frase de impacto.
   Desenvolvido para o eterno PSX, Pepsi Man soa mais como um marketing gigante da Pepsi do que como um jogo propriamente dito, não que isso seja um grande problema já que o jogo até que é bem divertido.
   A história de Pepsi Man é uma incógnita pra mim. Durante o jogo são mostradas algumas cenas de vídeo de um sujeito criticamente obeso [entenda "muito gordo"] indo até a geladeira para pegar umas latas de Pepsi. Em algumas cenas ele está comendo salgadinhos, bebendo sua Pepsi e vendo TV. Esse sujeito praticamente não fala nada durante os vídeos, apenas come de uma forma bastante agressiva e deselegante, e resmunga algumas coisas que são indecifráveis aos ouvidos humanos, tudo enquanto assiste TV e ri. 
   Durante o jogo o jogador controla Pepsi Man, um suposto super herói que não combate o mal, não tem super poderes e nem sequer se reúne com os outros super heróis em algum lugar secreto para fazer planos contra o vilão, mas em contrapartida passa correndo [sim, correndo] por lugares inimagináveis apenas para chegar até a máquina de refrigerantes da Pepsi mais próxima. Bom não sei se é só comigo, mas não consegui encontrar uma conexão plausível entre o sujeito obeso comendo e o super maratonista Pepsi Man. Mesmo já tendo terminado o jogo duas vezes não faço ideia de qual é a história ou de qual o objetivo de Pepsi Man além de beber o refrigerante, o que justifica a frase que eu escrevi no começo da análise.




   Mas mesmo apesar do enredo ser um fiasco o jogo tem seu encanto. Ele é dividido em fases, que na verdade são o trajeto do nosso herói até a máquina de refrigerante, e essas fases são repletas de obstáculos que vão desde caminhões pipa e donas de casa pendurando a roupa no varal até búfalos e motoqueiros revoltados. O jogo se passa em vários cenários, começando em uma cidade e passando por construções, pistas, estações de trem e vários lugares inusitados. O objetivo do jogador é desviar dos obstáculos, seja pulando, deslizando no chão ou mesmo acelerando o ritmo [uma espécie de turbo] antes que o tempo acabe. A dificuldade do jogo é boa, começando com fases fáceis, mas com o progresso do jogador a dificuldade vai aumentando, e algumas fases são realmente difíceis de serem concluídas. O jogo tem uma duração moderada, igualando-se a maioria dos jogos de fases da época. Em cerca de 2~3 horas é possível concluir o jogo e se estressar muito com as fases difíceis.



   E a parte gráfica? Realmente não é das melhores, o que fica claro que o jogo foi desenvolvido sem muito empenho e mesmo sendo um jogo de duas gerações gamers atrás, poderiam ter caprichado um pouco mais. Se você é um jogador que leva o gráfico do jogo como o ponto principal certamente não vai gostar de Pepsi Man, porém para um jogo que foi criado praticamente como um golpe de marketing do refrigerante ele cumpre seu papel. Como produto da Pepsi claro, não como jogo profissional.
   As música de fundo até que são bem animadas, mas enjoam muito rapidamente. Os efeitos sonoros, levando em conta o ano do lançamento, cumprem o papel. Tanto o som do pulo, como do deslizamento e o do Turbo estão presentes, mas assim como as músicas, com um certo tempo de jogo torna-se enjoativo. Eu particularmente jogava ouvindo música, que realmente é uma proposta mais interessante.



   Com tantos pontos negativos, devem estar se perguntando por que terminei o jogo duas vezes. E a resposta é simples: apesar da parte gráfica e a parte sonora não ser das melhores e praticamente não existir uma história, o jogo possuí uma jogabilidade rápida e uma dificuldade moderada, o que o torna apesar de todos os pesares, um jogo viciante e divertido de ser jogado.
   Mesmo Pepsi Man não se tornando um grande sucesso nem permeando as mídias voltadas a games da época, é uma boa pedida pra quem procura uma jogatina simples, divertida e sem compromissos.


Essa é uma fase difícil

Pepsi Man passa até por dentro das residências

Deslizando

Essa é a figura !


RESUMO


Prós:

-Dificuldade moderada
-Jogabilidade divertida
-O cara grotesco que aparece nos vídeos

Contras:

-Gráficos não são dos melhores
-Parte sonora enjoativa
-Tecnicamente não possuí um enredo
-Logotipo da Pepsi espalhado por todo lugar



PRIMEIRA FASE


REVIEW






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...