quinta-feira, 20 de março de 2014

Sony revela óculos de realidade virtual para o PS4


   No último dia 18, durante a GDC 2014 (Game Developers Conference) em São Francisco, a Sony revelou um protótipo do seu mais novo dispositivo de realidade virtual para o Playstation 4, um gadget até então denominado Project Morpheus.
   Segundo Shuhei Yoshida, presidente dos estúdios globais da Sony, o aparelho vem sendo desenvolvido desde 2010 e os primeiros protótipos foram testados ainda no Playstation 3. Ainda segundo o mesmo, foi criada uma versão do jogo God of War 2 em primeira pessoa para o dispositivo. Era possível caminhar pelos cenários com uma visão de 90 graus e ao olhar para baixo era possível também ver o corpo de Kratos. O monitoramento do cenário e controles do jogo ficavam por conta do PS Move e da PS Eye.


   Quatro anos depois o protótipo está sendo anunciado e disponibilizado para testes na GDC. Até o momento existem quatro jogos disponíveis para testes: The Deep, The Castle, Eve Valkyrie e o novo Thief. Yoshida está animadaço com a produção do dispositivo e deu a seguinte declaração:

"A indústria está crescendo e com isso está criando novas possibilidades para os jogadores. Avanços que antes eram impossíveis hoje já são realidade. E o Playstation está determinado a levar essas experiências incríveis aos jogadores" 

   A Sony pretende criar um dispositivo simples, sem instalação ou configurações complicadas. A ideia é o jogador comprar o produto na loja, chegar em casa, ligar e jogar. O dispositivo terá um formato anatômico e poderá ser usado normalmente por pessoas que necessitam de óculos, além do que possuirá uma saída para headphone no próprio aparelho, sendo compatível também com fones sem fio.


   Um ponto forte a ser destacado é que o aparelho não será usado apenas para jogos, segundo informações da Sony, a NASA também está trabalhando em aplicativos para o gadget, e inclusive já existe um onde é possível simular uma caminhada em Marte. A ideia é usar o dispositivo tanto para aumentar a imersão nos jogos eletrônicos, assim como para experiências socais e científicas.
  De acordo com informações da empresa, estão sendo focados seis pilares principais para o desenvolvimento do aparelho: visão, audição, monitoramento, controle, facilidade de uso e conteúdo. A promessa é de que será um dispositivo simples, eficaz  e todos poderão ter acesso. Todavia ainda não existe data de lançamento, nem preço e nem mesmo sabemos qual será o nome definitivo. A idéia da Sony foi disponibilizar para testes na GDC para assim poder apurar as críticas e o feedback, podendo então aplicar melhorias no aparelho.
   As especificações técnicas do gadget até então:
  • Exibe em resolução 1080p
  • Campo de visão maior do que 90 graus
  • 100Hz tracking
  • 3 metros cúbicos de volume
  • Imagem em 360 graus
  • Compatível com DualShock 4 e PS Move
  • Compatível com Headphones sem fio



   Realmente já estava demorando para a Sony jogar no mercado algo relacionado à realidade virtual, e aparentemente a demora não foi em vão, já que o aparelho vem recebendo críticas positivas em sites estrangeiros e alguns usuários alegam que sua precisão e qualidade gráfica superam a do Oculus Rift. A nós mortais resta esperar e torcer para que o aparelho não chegue ao Brasil custando os olhos da cara, a boca, o nariz, as orelhas...



2 comentários :

  1. pode começar a juntar dinheiro fí..
    isso aí vai custar tua alma hehehehehe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...