sexta-feira, 13 de junho de 2014

[Mega Artigo] Saiba tudo que rolou na E3 2014


   Salve salve bêbados e sóbrios da Taverna! Sabemos que a E3 já passou há alguns dias e que nossa publicação está meio atrasada, mas com dedicação e esforço de nossa singela equipe finalmente estamos entregando para vocês leitores um apanhado de tudo que apareceu durantes as conferências da Microsoft, EA, Ubisoft, Sony e Nintendo. Escrever um artigo abrangendo todo esse material não é algo fácil, então agradecemos a vocês que estão lendo e prestigiando nosso trabalho, são vocês que nos dão forças para continuar!


MICROSOFT

   Comecemos do começo, a primeira empresa a se apresentar foi a Microsoft. Ao contrário da E3 passada, onde os grandes destaques foram os planos de TV e canais de esportes, nesse ano a empresa utilizou de todo seu tempo de apresentação para falar unica e exclusivamente de jogos!
   A conferência começou com a galera da Sledgehammer Games subindo ao palco para apresentar um trailer e falar um pouco mais sobre o Call of Duty: Advanced Warfare. O trailer apresentava bons gráficos em um ambiente futurista, todavia nada de muito inovador. Como o jogo passa no futuro, será possível utilizar de exoesqueletos e armas de grande poder destrutivo.
   Logo depois chegou a vez dos feras da Turn 10 se apossarem do palco, já de cara informando aos fãs da franquia Forza que o jogo Força Motorsport finalmente receberá o tão aclamado circuíto de Nurburgring através de DLC, e a melhor parte da notícia é que isso não custará nada aos jogadores, já que o DLC será gratuito. Já sobre o Forza Horizon 2, apenas um pequeno trailer foi exibido, o jogo será lançado dia 30 de Setembro para Xbox 360 e Xbox One.


   Foi então que um dos pontos fortes da conferência do titio Gates teve início, a continuação [mais uma] da famosa franquia que retrata a clássica rincha entre assassinos e templários: Assassin's Creed: Unity. O trailer mostra uma missão onde vários assassinos trabalham no modo coop, os gráficos impressionam e são dignos da nova geração de consoles.
   Outro trailer que também impressionou devido ao seu incrível trabalho gráfico foi o The Witcher 3, que empolgou ainda mais os fãs, que já se encontravam muito ansiosos pelo jogo. Alguma coisa da jogabilidade foi apresentada no trailer, olhando meio por cima parece uma mistura de Lord of the Rings: War in the North com Dragon's Dogma.


   É claro que, em uma conferência da Microsoft, não poderia faltar a presença do seu carro chefe: Halo. Foi anunciada a Master Chief Collection, que é uma versão remasterizada e lapidada dos quatro primeiros capítulos da série. Foi apesentada uma partida multiplayer no Halo 2, e realmente os gráficos receberam uma boa atenção e foram devidamente modelados, rodando liso em 60 frames por segundo. Se a proposta já parece empolgante, o preço a deixará mais ainda, a coletânea com os quatro jogos remasterizados poderá ser adquirida pela bagatela de US$ 60,00.
   Foi então que os indies receberam espaço, começando pelo fantástico Inside, dos mesmos criadores de Limbo, que apresenta uma direção artística ímpar. Ori and the Blind Forest também apareceu, seguido por uma amostra da jogabilidade do Fable Legends, que sem contar o modo cooperativo, não apresenta nada de inovador. Finalizando a sessão dos indies, foi mostrado um trailer do novo Crackdown, que particularmente não chamou muito a atenção.
   Claro que a Microsoft ainda tinha algumas cartas na manga, e uma delas recebia o nome de Rise of the Tomb Raider! O novo e inédito capítulo da saga de Lara Croft está em constante desenvolvimento e previsto para chegar ao mercado em 2015. No teaser podemos ver a heroína passando por uma sessão de terapia, o que pode significar várias coisas...


   The Division: Phantom Dust, a continuação da franquia que começou no primeiro Xbox, também teve seu espaço, entretanto o momento mais hilário da conferência estava guardado pro final, com o anúncio de Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition EX Plus ɑ da Capcom, que para quebrar o gelo resolveu fazer uma piada sobre ela mesma. Apesar da boa piada e do grande nome, Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition Ex Plus ɑ nada mais é do que um pacote de skins para o jogo Dead Rising 3.
   E nisso chega ao fim os noventa minutos da conferência da Microsoft, que em poucas palavras cumpriu o que foi prometido e apresentou jogos do começo ao fim!

ASSISTA A CONFERÊNCIA COMPLETA DA MICROSOFT


EA

   É então que damos início à conferência da EA, que fora seus jogos de esporte e sua participação na franquia Battlefield, acreditávamos não tinha nada para apresentar. Pois estávamos enganados e a produtora ocupou mais de uma hora de sua apresentação com quatro projetos que estão em desenvolvimento mas que não têm previsão nenhuma de quando vão aparecer no mercado!
   Começando pelos que estão mais próximos de serem lançados, temos novidades sobre o Dragon Age: Inquisition. A Bioware está aplicando uma série de escolhas ao jogo, que vão muito além de escolhas óbvias sobre o bem e o mal. Segundo palavras do diretor Mark Darrah: "As escolhas não serão pretas nem brancas, mas cinzas". O que parece uma decisão justa e correta na hora, pode acabar desencadeando uma série de trágicas consequências. O jogo chega ao mercado 7 de Outubro, para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e PC.
   O próximo na lista de chegada é o The Sims 4. Muita gente torce o nariz para a franquia, mas o que é fato é que ela sempre foi bem vendida e atrai jogadores de todas as idades. Entre as novidades do quarto jogo da série, além da grande ampliação de possibilidades no modo de edição de Sims e de criação de casas, a inteligência artificial dos humanos virtuais também foi melhorada. Por exemplo: seu Sim pode acordar de mal humor caso tenha dormido mal e esse mal humor implicará em interações durante todo seu dia, seja no trabalho, ou nas compras, ou nas relações com outros Sims. O jogo será lançado para PC e Mac em breve.


   O novo MOBA da EA, intitulado Dawngate, também foi exibido durante a convenção. O jogo será lançado exclusivamente para PC e segundo a EA seu grande diferencial é que está sendo desenvolvido pela WayStone Games, um estúdio formado por pessoas viciadas em MOBA. Segundo informações, o jogo focará em um ponto que nenhum MOBA focou até hoje: a história. A ideia é que cada personagem possua um motivo para batalhar, o que sinceramente não chega a ser uma grande inovação. O jogo já possui um Open Beta que pode ser baixado.
   Agora vamos aos pilares da EA, os jogos de esporte. Nada contra o estilo de jogo, mas convenhamos, lançar um título por ano contendo umas pequenas mudanças é algo meio mercenário. Opiniões à parte, o primeiro a aparecer foi o EA Sports UFC, exibindo um trailer em que o lutador Bruce Lee aparece. Os movimentos do mestre das artes marciais foram muito bem passados para o game, entretanto vale ressaltar que, apesar da bela homenagem, ele não é mais forte que os outros personagens e não vencerá as lutas facilmente. O jogo chegará ao Xbox One e ao Playstation 4 no próximo dia 17.
   Em seguida foi a vez do NHL 15, mais um jogo da famosa liga de hóquei, que além de ganhar uma repaginada gráfica, também contará com comentaristas famosos como Doc Emrick e Eddie Olczyk, e chegará ao mercado dia 9 de Novembro.


   O próximo da lista é o EA Sports PGA Tour, o jogo de golfe que ficou na responsabilidade da EA Tiburon [responsável também por Nuclear Strike e Soviet Strike]. Ao contrário dos demais jogos de esporte que estão sendo desenvolvidos com a engine Ignite, EA Sports PGA Tour está em desenvolvimento na Frostbyte 3, a ideia é eliminar os loadings a cada tacada, fazendo com que o jogador passe pelos dezoito buracos direto, sem telas de carregamento. O jogo chegará ao mercado na primavera de 2015.
   Seguindo a sessão esportiva, Madden NFL 2015 foi o próximo a ser apresentado. Além das melhorias gráficas, a única novidade era a revelação de quem seria a capa do jogo, já que o jogador é escolhido por votação popular. O vencedor desse ano foi Richard Sherman, o cornerback do Seattle Seahawks, o último time a vencer o Super Bowl.
   Eis que chega a vez do FIFA 15, que como já havíamos sido informados, vai rodar na engine Ignite. A grande novidade dessa edição será a inclusão de emoção ao jogador, ou seja, cada jogador responderá sentimentalmente a cada lance do jogo, por exemplo: se um centro avante perde um gol cara a cara, ele pode ficar deprimido e isso afetará negativamente sua performance, já se ele fizer um golaço de fora da área ficará feliz e eufórico e sua performance melhorará. FIFA 15 chega no mercado dia 23 de Setembro.


   Agora é hora dos projetos que ainda estão em desenvolvimento e previstos para serem lançados "só quando der". Começando por Star Wars: Battlefront, da DICE, que recebeu um pequeno vídeo de demonstração e terá mais informações reveladas na primavera de 2015. 
   A seguir temos o anúncio de um novo Mass Effect. Como a história do Commander Shepart terminou em Mass Effect 3, a continuação será um jogo com "novos lugares, novos personagens e novas pessoas para se apaixonar". O sistema de relacionamentos ainda estará presente, visto que foi uma das características que fez com que o jogo chamasse atenção. Ainda sem previsão alguma, a Bioware Edmonton garante estar se esforçando para entregar um produto excelente "como tudo o que temos feito até agora".
   A Criterion Games também teve seu espaço e anunciou que está trabalhando em um jogo com motos, carros, jet-skis, helicópteros, barcos e qualquer outro tipo de veículo que possamos imaginar. A equipe diz ter se inspirado nos diversos vídeos do Youtube com pessoas fazendo maluquices em veículos. Ainda não sabemos se o jogo será o começo de uma nova franquia, ou se receberá o nome do Burnout.
   Para fechar a sessão dos "só quando der", temos Mirror's Edge 2. Segundo informações o jogo ainda está bem cru, o que significa que não veremos Faith nos videogames muito cedo. A DICE alega que adora o game, mesmo ele não vendendo tanto quanto a EA gostaria que vendesse. Pra quem adorou a mistura de Parkour e FPS do primeiro jogo, certamente vai adorar a continuação.


   Ao final de sua conferência, a EA mostrou uma sessão multiplayer do mais novo "polícia e ladrão": Battlefield Hardline, que vem sendo desenvolvido pela DICE em parceria com a Visceral Games. O jogo chega a nós em 21 de Outubro, porém já existe um Open Beta disponível para PC e Playstation 4.

ASSISTA A CONFERÊNCIA COMPLETA DA EA

UBISOFT

   E então é a vez da Ubisoft exibir suas novidades para o próximo ano, começando com Far Cry 4, que já havia sido anunciado dias antes da feira e nos levará até as montanhas do Tibet, na pele de um turista, que assim como Jason Brody, entrou em uma enrascada e está na mira de um psicopata com um estanho gosto por roupas. Infelizmente o vídeo era apenas uma cena onde não havia interatividade, sendo que não foi possível ver nada do gameplay.
   A empresa também falou um pouco do novo jogo da sua franquia de jogos de dança, o Just Dance Now. A grande novidade é que agora será possível interagir com o jogo através de tablets ou smartphones.
   Também foi revelado um trailer com poucas informações sobre o The Division. A empresa falou um pouco do The Crew, que deve chegar ao mercado dia 11 de Novembro, onde os jogadores correrão em circuítos espalhados por todo o território dos Estados Unidos. O jogo funcionará como uma espécie de MMO e um dos diferenciais é que existirá apenas um servidor para cada plataforma, ou seja, todos os jogadores que estiverem online estarão juntos no mesmo server. A dúvida que paira é se os servidores funcionarão normalmente com grande quantidade de jogadores simultaneamente.
   Chega a vez de mais uma aparição do Assassin's Creed: Unity. É exibido um trailer onde quatro jogadores fazem uma ação cooperativa em um cenário com grande quantidade de pessoas e sem nenhuma queda de frames. Segundo informações da Ubisoft, o jogo poderá exibir até cinco mil NPC's ao mesmo tempo.


   O próximo da lista é Shape Up, um jogo feito para o Kinect que contará com uma porção de exercícios em forma de minigames para que os gamers possam se divertir e entrar em forma. A ideia parece divertida e a maneira como a imagem do usuário é levada ao game impressiona!
   Já perto do final a Ubi nos emocionou com um trailer do Valiant Hearts, um jogo que receberá como pano de fundo a primeira guerra mundial. Mas ainda tinha uma agradável surpresa reservada para o final: Rainbow Six: Siege, que veio para substituir o cancelado Rainbow Six: Patriots, que segundo o diretor Alexandre Remy foi cancelado porque os desenvolvedores teriam que fazer muitas mudanças nele para que se adequasse à nova geração. O multiplayer lembra Counter Strike, onde um time de policiais precisa resgatar os reféns e o outro, de sequestradores, precisa mantê-los em cativeiro. Foi exibido um gameplay impressionante do multiplayer, mas é preciso levar em conta que toda aquela ação já havia sido previamente ensaiada, na hora do "vamos ver" com cada um correndo por sua vida, a coisa não será bem assim.

ASSISTA A CONFERÊNCIA COMPLETA DA UBISOFT

SONY

   Enfim chega a vez da Sony, que permeou sua apresentação com novas franquias próprias e no retorno de franquias clássicas. O show começou com um trailer mostrando o gameplay do jogo Destiny, que não esbanja novidades, já que já havia sido exibido em outros trailers. O jogo será lançado em todas as plataformas no final de Setembro, mas a partir de 17 de Julho o Open Beta já poderá ser baixado no Playstation 4. Também foi confirmado o lançamento de um bundle contendo um PS4 branco, o jogo Destiny e mais trinta dias de Playstation Plus.
   A atração seguinte foi um trailer impressionante de The Order: 1886, onde os jogadores exploram um sinistro hospital abandonado. Os gráficos são excelentes e fica difícil saber o que é CG e o que é gameplay. O jogo chegará no início de 2015.
   O próximo da fila foi Entwined. Logo de cara já é possível matar que o jogo está sendo desenvolvido pela thatgamecompany, responsável por Flowers e Journey. O jogador controlará dois pássaros, sendo um para o analógico esquerdo e um para o direito, é possível controlar os pássaros separadamente para coletar itens e completar puzzles, como também é possível uni-los para alcançar uma forma mais poderosa. O jogo já está disponível para o Playstation 4 por US$ 9,99. PS3 e Vita devem receber uma versão posteriormente.


   A seguir uma das surpresinhas da Sony, um novo jogo da Media Molecule [que mentiu ao alegar que não apresentaria nada na E3], trata-se do Little Big Planet 3. Além de expandir todos os recursos já existentes na segunda versão, a grande novidade é que o jogador não controlará apenas o Sackboy, mais três personagens também entraram na jogada: o cachorro Oddsock, o monstrinho Toggle e o pássaro Swoop, cada qual com habilidades diferentes necessárias para solucionar os puzzles. O jogo chegará ao PS4 em novembro.
   Em seguida foi a vez do Bloodborne, que está sendo dirigidor pelo criador da série Souls e hoje presidente da From Software, Hidetaka Miyazaki. O jogo já havia sido especulado com o nome de Project Beast e muitos acreditavam que se tratava do Demon's Souls 2. Bloodborne será um Action RPG cheio de terror e criaturas grotescas, ambientado em uma cidade amaldiçoada com morte e loucura, sua missão é descobrir o que aconteceu no local. Estará disponível somente em 2015.
   Foi então que Far Cry 4 deu as caras novamente na feira, e ao contrário da Ubisoft, a Sony exibiu um bom conteúdo de gameplay. O mapa é realmente enorme, será possível atirar enquanto dirige, voar de wing suit pelas montanhas, utilizar os elefantes como aliados e jogar com um amigo da PSN mesmo que ele não possua o jogo [embora não tenha ficado claro como]. O lançamento está previsto para 18 de Novembro e 
será um jogo multiplataforma.


   Eis que a Deep Silver também dá as caras com um trailer bem animado e alto astral do Dead Island 2, sem nada muito chocante. O jogo terá um Open Beta e conteúdo exclusivo para o Playstation 4.
   A Devolver Digital também revelou uma série de games indies para PS4 e Vita, que estão previstos para serem lançados entre 2014 e 2015. São eles: Hotline Miami 2, The Talos Principle, Wrong Number, Not a Hero, Broforce, Titan Souls e Shadow Warrior. Ainda na onda indie temos o Let it Die da Grasshopper Manufacture e o ABZÛ da Giant Squid, estúdio criado por um ex-diretor do thatgamecompany
   Temos também o No Man's Sky, que deixou todos boquiabertos! O quesito exploração recebe um novo nível, é possível voar para outros continentes, viajar ao fundo do mar e até mesmo visitar outros planetas. Desenvolvido por quatro profissionais da Hello Games o jogo será lançado para o Playstation 4 ainda sem data.
   Outra grande revelação foi a parceria realizada entre a Sony, Disney e Tim Schafer para trazer ao público uma versão remasterizada de um dos maiores clássicos dos videogames: Grim Fandango. A versão polida do jogo chegará em breve para PS4 e Vita.


   Também foi exibido um pequeno gameplay do Batman Arkham Knight, um trailer do Metal Gear Solid que já havia vazado dias antes, uma demo do Mortal Kombat X contendo gameplay e novos personagens e um teaser impressionante do Uncharted 4: Thief's End. Também foi revelado um trailer da versão do The Last of Us para Playstation 4 que contém uma grande quantia de spoilers para quem ainda não terminou!
   E por fim a Rockstar finalmente anunciou que GTA V será lançado para PC, Playstation 4 e Xbox One com uma grande melhoria gráfica, será possível importar todas as informações do seu GTA Online, entretanto o mesmo não acontecerá com a campanha.
   Já focando a parte de Hardware, a Sony também oficializou o lançamento da Playstation TV. A ideia será vendê-la como um set-top box que roda jogos, concorrendo diretamente com Apple TV, FireTv, Roku e Chromecast. O aparelho chegará ao mercado americano custando US$ 99,00, já o conjunto Playstation TV + Dualshock 3 + Cartão de 8 GB + Cabo HDMI + game Lego Movie sairá por US$ 139,00. Nenhuma informação sobre o Project Morpheus foi revelada, mas o mesmo estava disponível para teste no stand da Sony.
   A Playstation Now também teve seu momento. O recurso entrará em fase beta nos Estados Unidos e no Canadá dia 31 de Julho, ainda sem previsão de lançamento para outras localidades. Também será possível upar vídeos do Playstation 4 diretamente no Youtube. E a outra novidade foi o lançamento da série Powers, que é baseada na aclamada HQ de Brian Michael Bendis. Será disponibilizada gratuitamente para os usuários Plus do Playstation 4, já o primeiro episódio estará disponível para todos. A série deve chegar em Dezembro.

ASSISTA A CONFERÊNCIA COMPLETA DA SONY

NINTENDO

   Como é de praxe, no último dia tivemos a apresentação da Big N, que foi feita através do programa Nintendo Direct e não presencialmente. A apresentação contou com algumas continuações, algumas novidades e uma nova franquia. Infelizmente o CEO Satoru Iwata não pode aparecer nem mesmo no Nintendo Direct, devido a problemas de saúde. O grande diferencial da apresentação foram os pequenos trechos animados onde a companhia fazia piadas com seus próprios personagens.
   A apresentação se iniciou com o já esperado trailer do Super Smash Bros Para Wii U e 3DS, que apresentou um novo recurso: a possibilidade de criar seus próprios Miis e incluí-los no hall de batalhas. Em seguida foi a vez das estatuetas de NFC, intituladas Amiibos, serem mostradas ao público. O recurso funcionará de forma semelhante ao Skylanders e ao Disney Infinity. Por ora apenas o Super Smash Bros do Wii U poderá usufruir do recurso, todavia novos jogos estão sendo desenvolvidos para o uso do recurso e alguns estão sendo adaptados, como é o caso do Mario Kart 8. Para finalizar a sessão Smash Bros, foi revelada a inclusão da personagem Palutena, a deusa da luz do jogo Kid Icarus.


   Depois foi a vez de um título exclusivo do dinossaurinho verde, o Yoshi's Wooly World, onde o Yoshi explora um mundo feito de tricô, em uma jogabilidade que lembra bastante a franquia Yoshi's Island. A novidade fica por conta do multiplayer cooperativo, onde um jogador pode engolir outro e cuspi-lo em lugares de difícil acesso. O jogo será lançado apenas em 2015.
   Também contamos com um jogo exclusivo para outro personagem da turma do Mario, o Toad! Isso mesmo, depois de trinta anos de existência, finalmente o fungo conseguiu um jogo só pra ele. Intitulado Captain Toad: Treasure Tracker o jogo será um spin-off com puzzles baseados no Super Mario 3D World. Ainda não há data prevista de lançamento.
   Eis que chega um dos pontos altos da feira! A Nintendo surpreendeu ao revelar que além do Hyrule Warrior, que está sendo desenvolvido pela Koei e contará com diversos personagens controláveis, ela própria também está trabalhando em um novo Legend of Zelda para o Wii U. O produtor Eiji Aonuma ressaltou que está se esforçando para que o jogo se passe em um amplo mundo aberto, extraindo o máximo da capacidade de processamento do console, e o trailer é uma prova disso, sendo possível ver claramente que a qualidade gráfica deixa qualquer outro jogo do Wii U no chinelo!


   Após isso foi exibido um pequeno trailer dos Pokémons Omega Ruby e Alpha Shappire que serão lançados para o 3DS dia 21 de Novembro. Eis que a Platinum Game também tem sua chance e mostra um pequeno trailer com imagens do Bayonetta 2. Outra importante novidade é que o primeiro jogo também virá incluso no disco, contendo uma grande quantidade de roupas alternativas para a bruxa que fazem alusão aos personagens da Nintendo.
   O próximo da vez é o Jigglypuff da Nintendo, o Kirby, com Kirby and the Rainbow Course, com o tema massinha de modelar, o jogador não controlará o personagem e sim criará caminhos para que ele se movimente pelo cenário, será preciso prever os movimentos para realizar saltos e coletar itens. O jogo também chegará somente em 2015,
   Em seguida foi revelado informações sobre o game da Monilith Soft previamente conhecido apenas como X. O jogo se chamará Xenoblade Chronicles X e será um mundo aberto que dará continuação ao Xenoblade Chronicles [um dos mais aclamados JRPG da Wii]. Vale dizer que só chegará ao mercado em 2015.
   Claro que o Mario não poderia ficar de fora da apresentação, e apareceu através de um inovador jogo intitulado Mario Maker. Nele o jogador terá um leque de recursos e poderá desenvolver fases, tanto com o visual clássico do Super Mario Bros, como também com o do mais moderno New Super Mario Bros U. Apesar de já existirem hacks que permitam fazer isso, a ideia foi muito bem recebida.


   E para finalizar a apresentação da Big N, foi anunciado uma nova franquia. Intitulado Splatoon, o jogo será um shooter para quatro pessoas desenvolvido para uma faixa etária mais juvenil, já que se tratará de um guerra de paintball onde ninguém sairá machucado ou sangrará. O foco de Splatoon é atirar não nos inimigos, mas no cenário, sendo que o time vencedor será o que colorir maior parte do cenário. Splatoon chegará ao Wii U somente em 2015.

ASSISTA A CONFERÊNCIA COMPLETA DA NINTENDO

   E assim chegamos ao final de mais uma E3 e mais um extenso e cansativo artigo. A feira desse ano foi considerada melhor do que a do ano passado e trouxe diversas surpresas mesclando clássicos, com novas franquias e continuações inesperadas. Nós da Taverna GameMania ficamos felizes com grande parte do que foi exibido, mas sentimos falta de informações sobre The Last Guardian, Halo 5 e BattleCry. Agradecemos à você que leu até aqui e esperamos poder fazer uma cobertura ainda melhor na feira de 2015. Para terminar deixamos a pergunta: qual das atrações da feira mais te chamou a atenção?


Um comentário :

  1. Grande matéria (literalmente), e sério, pq eu tinha q ser pobre? olha quantos titulos bons

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...