sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Por que diabos compramos jogos que nunca vamos jogar?


   Nos últimos meses foi disponibilizado na internet um infográfico com diversos dados sobre a Steam, serviço mais do que bem-sucedido da Valve, que visa oferecer jogos em mídia digital por um preço acessível. Dentre toda aquela infinidade de números, dois deles chamam bastante atenção: baseado no sistema de conquistas desbloqueáveis, foi apurado que 29,6% dos jogos vendidos nunca foram terminados, e como se esse número já não fosse assustador o suficiente, foi levantado também que 22,2% dos jogos vendidos nem sequer foram jogados!
   Se esquecermos os princípios gamers e pensarmos pelo lado de fora da situação, realmente é uma idiotice gastar dinheiro, seja quanto for, por alguma coisa que não vamos usar, certo? Então por que fazemos isso?! Será que somos idiotas?
   Pensando nisso, elaboramos algumas teorias que talvez justifiquem tal atitude e gostaríamos de compartilhá-las com vocês, nossos queridos leitores:



1. Promoções Relâmpago - Quem de nós nunca passou por essa situação: você está lá no computador, bem sossegado navegando pelas suas páginas preferidas, editando seus status nas redes sociais, blogando ou vendo pornografia, quando de repende BAM! Lá está na sua timeline o anúncio de uma promoção relâmpago na Steam, com jogos que você nunca teve pretensão de comprar, mas que por outro lado estão com preços imperdíveis! Você olha o catálogo, pensa, olha de novo, sabe que em um futuro próximo esse jogo estará ainda mais barato, mas mesmo assim decide comprar, afinal o preço estava imperdível e não há trabalho algum, é só clicar em "Comprar". 
   Como esse jogo recentemente adquirido não era esperado, o jogador "guarda" ele na coleção para poder "jogar quando der". Com o tempo aparecem outros jogos, outras promoções, outros gastos e quando você vê, aquele jogo que você adquiriu aquela vez ainda está intocável, e você ainda não achou uma oportunidade de jogá-lo porque ainda não teve tempo ou apareceram outros jogos com prioridade. Você promete pra você mesmo que um dia ainda vai jogar e vai terminar, mas sabe que é mentira, já que mais jogos aparecerão, e mais promoções, e mais gastos...



2. Playstation Plus / Games With Gold - Quem assina o plano Plus do Playstation, ou o Live Gold do Xbox [que também passou a disponibilizar jogos grátis] sabe: temos mais jogos ao nosso dispor do que tempo para jogá-los! 
   Com jogos sendo disponibilizados semanalmente, fica difícil programar-se para jogar e zerar a todos, sendo que eliminamos os que não gostamos muito e os mais recentes vão ficando "pra quando der". Uma nova semana, um novo jogo, você ainda não terminou o da semana retrasada e nem jogou o da semana passada, então esse também fica "pra quando der". Na próxima semana uma surpresa, é disponibilizado aquele jogo que você tava querendo fazia tempo, você começa a jogá-lo e abandona o que estava jogando atualmente, locando ele junto com os outros três na seção "pra quando der". Quando você se depara, está com dezenas de jogos "pra quando der" e continua sendo bombardeado por jogos toda semana, e o mais incrível? Sabemos que mesmo assim você gasta dinheiro com jogos, seja em mídia física ou digital! Sabemos que você comprou o GTA V, ou o The Last of Us, ou Battlefield 4, ou o Watch Dogs [ou os quatro] e muito provavelmente alguns deles também já estão na seção "pra quando der" e no fundo você sabe que nunca vai dar, já que cada vez vai ter mais e mais jogos.



3. Boas avaliações - Nunca nos interessamos por aquele jogo, até entrarmos no nosso site de reviews favorito [esperamos que o de vocês seja o nosso]e ver que ele está sendo muito elogiado. A análise fala bem da história, dos gráficos , da jogabilidade e da sonoplastia, nos comentários os elogios continuam: "Ótimo jogo, todos devem jogar", "Jogão, quem não tem, tenha!", "Imperdível, melhor jogo de ano". De repente, de um minuto para o outro esse jogo até então ignorado passa a ser uma de suas prioridade na lista de aquisições, e caso haja uma folga no orçamento certamente você irá comprá-lo o mais rápido possível. Ao jogá-lo você nota que ele é legal, mas não é tudo isso que você pensou, coloca ele na infame seção "pra quando der" e segue sua vida pagando as parcelas de um jogo parado que você jura que um dia vai terminar, mas no fundo sabe que não vai acontecer.



4. Instinto Colecionador: Partimos da seguinte hipótese, você adora survival horror e comprou o primeiro Dead Space, achou o jogo sensacional, um dos únicos da geração que conseguiu manter as raízes do survival horror sem apelar para ação ou tiroteios. Não se conteve e comprou o Dead Space 2, logo no começo notou que o jogo estava pendendo mais para ação do que para o horror, talvez tenha terminado, talvez não. Logo depois lançam Dead Space 3, mesmo com a forte intuição de que ele também tenha abandonado a essência do survival horror e focado mais a ação, e mesmo sabendo que há títulos melhores no mercado, você se vê na obrigação de compra-lo, já que não pode deixar uma coleção incompleta na sua estante. Nesse caso você terá que agradecer por não ter escolhido a franquia Assassin's Creed...
   

   Se alguma dessas teorias está correta ou não, não sabemos, e caso você leitor tenha alguma teoria alternativa, adoraríamos saber. Mas o que já sabemos é que enquanto você lê esse artigo, aquele jogo que você colocou na seção "pra quando der" ainda está lá, aguardando uma oportunidade de ser jogado, e você sabe que além dele tem uma dezena de jogos na frente e que provavelmente você não terá tempo de terminar nem metade desses que planeja, já que semana que vem tem jogo novo na Plus e a Steam está com aquela promoção imperdível! 



Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...