segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Luva robótica promete nos fazer “tocar” a realidade virtual


   É notável que nos dias de hoje um dos assuntos mais falados nos sites e fóruns especializados em tecnologia é a realidade virtual e os famosos HMD’s [headsets de realidade virtual]. Quem teve a oportunidade de testar uma dessas máquinas gloriosas adorou a experiência e quem ainda não teve, mal pode esperar para que a oportunidade apareça [um bom exemplo desse segundo caso seria o que vos escreve]. Se pararmos para pensar, cerca de quatro ou cinco anos atrás a realidade virtual era apenas uma utopia em um futuro distante, hoje ela está cada vez mais perto de chegar até nossas casas. Acreditamos que em cerca de um ano boa parte da população mundial já terá acesso aos HMD’s.
   Pensando nisso, algumas empresas já passaram a explorar esse nicho prestes a nascer, e entre elas está a Dextra Robotics. A ideia é produzir uma espécie de exoesqueleto que se encaixa no pulso e nos dedos do usuário e o torna capaz de sentir o que ele está tocando na realidade virtual. A engenhoca foi batizada de Dexmo F2, e funcionará enviando um sinal para os atuadores encontrados nos dedos do usuário, fazendo com que uma resistência seja criada, obrigando o usuário a fazer força para movê-los, dando a impressão de estar segurando ou empurrando algo.



   Certamente um projeto dessa especificidade não deve sair muito barato, e antes de se arriscar no mercado a empresa está fazendo um teste para descobrir se haverá ou não público para o aparelho. E qual a melhor forma de fazer isso hoje em dia? Lançando uma campanha de arrecadação de fundos no Kickstarter, claro! A campanha deve se iniciar ainda esse mês e o produto já poderá ser previamente adquirido com doações acima de US$ 200.
   Segundo a Dextra, o aparelho também servirá para capturar com precisão o movimento das mãos e dos dedos, porém o protótipo inicial funciona apena com dois dedos e ainda não consegue passar sensações mais precisas, como a rigidez e o peso de um objeto, detalhes esses que devem ser revistos e aperfeiçoados na versão final do produto, caso realmente haja uma.


   O grande contra até o momento parece ser o material usado para a confecção dessa bugiganga, que será nada menos que ferro ou inox, talvez alumínio em algumas partes para diminuir o peso. Claro que não podemos tirar conclusões precipitadas, mas uma porção de peças de ferro acopladas nas mãos não parece nada confortável.
   Por ora só nos resta esperar o lançamento da campanha e a confirmação [ou não] da produção do aparelho. Nós da Taverna GameMania achamos a ideia muito legal e esperamos que isso sirva de exemplo para outras empresas do gênero, pois aqui nessa Taverna acreditamos que o futuro está na realidade virtual!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...