quinta-feira, 15 de maio de 2014

O mundo precisa de mais RPG's como Shiness


   Como vem sendo supra citado em nossos artigos anteriores, o nicho RPG está sendo cada vez mais deixado de lado pelas grandes desenvolvedoras, salvo poucas exceções. Nas gerações anteriores tínhamos um grande leque de opções de jogos de RPG, variando entre os mais diversos sub-gêneros, já nas gerações atuais esse número caiu drasticamente e poucas são as desenvolvedoras que ainda exploram esse gênero. Como também já dito em artigos anteriores, o motivo é mais do que óbvio: FPS, ação, luta e esportes vendem muito mais do que RPG, e se não vende, não vale a pena produzir.
   Todavia nem tudo está perdido, em contrapartida à essa triste realidade podemos notar que vem aparecendo atualmente diversos projetos de RPG's indies que estão roubando a cena! Há alguns dias todos ficamos impressionados com a linda arte gráfica do indie Heart Forth, Alicia, e hoje vamos impressioná-los novamente, dessa vez com um projeto muito animador intitulado Shiness.


   Produzido pelo estúdio francês Ynnis, que conta com o diretor Hazem Hawash e uma singela equipe de quinze pessoas, o jogo vem sendo desenvolvido já fazem três anos e está ficando simplesmente espetacular, mas como notas de 100 não dão em árvore, o grupo recentemente lançou uma campanha no Kickstarter para tentar arrecadar o montante de 100 mil dólares, necessário para concluir o projeto.
   A história de Shiness nos levará para Sky Island, um mundo onde a magia é a lei e onde iremos incorporar os protagonistas Chado e Poky, que provavelmente não tem nada mais importante para fazer da vida e viajam pelos céus de Sky Island com seu barco voador. Em uma dessas viagens o barco cai em uma terra muito perigosa e é aí que a aventura tem início.
   Hawash declarou que a campanha pode ser completada em cerca de vinte horas, um número relativamente baixo para um RPG, contudo declarou também que ao integrar o modo online no jogo, o mesmo se tornará, de um certo modo, infinito. Detalhes sobre o modo online não foram divulgados, mas baseando-se nessa declaração acreditamos que seja algo parecido com Little Big Planet e InFamous, onde os próprios jogadores podem criar missões para os outros jogadores jogarem.



   Conforme podemos conferir no vídeo, o sistema de batalha foi fortemente inspirado em jogos de luta, contudo Hazem deixou claro que mesmo apesar disso o fator estratégia não será deixado de lado. Os gráficos lembram de longe algo como Ni No Kuni: Wrath of the White Witch, e também de longe é o ponto que mais chama a atenção, com paisagens incríveis que nos fazem duvidar que tudo isso esteja sendo produzido por um estúdio indie com quinze pessoas.
   Caso o jogo alcance o montante necessário no Kickstarter [e nós estamos torcendo por isso], ele será lançado no primeiro semestre de 2015 para PC e Mac e sua venda já está previamente aprovada na Steam Greenlight. Shiness é um RPG que tem tudo para ser um sucesso e nós da Taverna GameMania damos todo o apoio moral [porque financeiro não há condições] para que o projeto realmente seja lançado no mercado. E quem sabe projetos como esse não abram os olhos das grandes desenvolvedoras para com os fãs de RPG clássico? Se uma equipe tão pequena e com poucos recursos pode desenvolver algo tão impressionante, o que uma grande equipe com recursos infinitos não é capaz de fazer?







Um comentário :

  1. Muito bonito mesmo, a galera ta de parabens, sistema legal de batalhas tbm...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...